IAT retoma concurso público e provas serão em 1º de agosto

Provas marcadas para março de 2020, acabaram adiadas devido à pandemia. São 130 vagas para o quadro técnico do IAT

Foto - Reprodução/Alessandro Vieira/AEN

As provas do concurso público do Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, serão no dia 1º de agosto de 2021. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, existem 130 vagas para profissionais do quadro técnico do Instituto, em todo o Estado.

O concurso estava previsto para março do ano passado. Contudo houve prorrogação devido à pandemia do coronavírus. Assim, o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, lembra que não ocorre contratação de servidores concursados há mais de 30 anos.

"O órgão ambiental vem sofrendo uma defasagem de profissionais, pois muitos já se aposentaram. Precisamos dar continuidade às diretrizes de proteção, preservação e gestão ambiental, de forma associada ao Plano de Governo vigente."

Além disso, o Instituto Água e Terra, antigo Instituto Ambiental do Paraná, incorporou os extintos Instituto de Terras, Cartografia e Geologia e o Instituto das Águas do Paraná.

ATUAÇÃO
O IAT atua para proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental paranaense. Além disso, busca melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade.

Assim, as atividades estão divididas em cinco diretorias: licenciamento e outorga; patrimônio natural; saneamento ambiental e recursos hídricos; gestão territorial, e administrativa e financeira.

CONCURSO
Conforme as informações, as provas serão em Cascavel, Curitiba e Maringá. As informações do cartão de convocação e as orientações e prevenção ao coronavírus estarão disponíveis no dia 23 de julho. Basta acessar o site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), o www.ibfc.org.br, por meio do edital de convocação.

As vagas disponíveis são para cargos de técnico de manejo e meio ambiente (26), engenheiro químico (19), engenheiro florestal (16), engenheiro agrônomo (20) e geólogo (8). Além desses profissionais, o concurso selecionará biólogo (8), químico (5), engenheiro civil (17), sociólogo (1), geógrafo (3), engenheiro cartográfico (4), arquiteto (2) e médico veterinário (1). Por fim, a remuneração varia de R$ 1.554,33 a R$ 3.730,42, mais bonificações.

DEFASAGEM
De acordo com a Agência, ao longo de 30 anos, desde o último concurso público do órgão ambiental estadual, muitos servidores deixaram as funções pelos mais diversos motivos: aposentadorias, falecimentos, exonerações, demissões, realocações. A situação se agravou em virtude da pandemia da covid-19.

Dessa forma, o momento levou à situação de teletrabalho, profissionais com mais de 60 anos, doenças crônicas e problemas respiratórios. O IAT dispensou todos os estagiários da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Estado do Paraná. Por este motivo, o Concurso Público (Edital SEAP nº 29/2020) foi adiado e agora retomado. (Com Portal RSN).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem